Publicidade

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Teoria Musical - Valores das Notas e Pausas


  • Começaremos explicando o que o Valor da Nota:
O valor da nota é indicado pelo símbolo da mesma, tendo ela um tempo diferente em relação às demais.

A semibreve é a nota de maior valor na música moderna, no valor de 4 tempos, sua simbologia é uma bolinha furada. A pausa correspondente é o quadrado logo abaixo de uma linha.

A semínima tem a metade do valor da semibreve, no valor de 2 tempos, sua simbologia é uma bolinha aberta com uma perna. A pausa correspondente é o quadrado logo acima de uma linha.

A miníma tem a metade do valor da semínima e um quarto do valor da semibreve, ela tem valor de 1 tempo, sua simbologia é uma bolinha cheia com uma perna. A pausa correspondente são dois S, uma abaixo do outro.

As próximas notas que vamos ver tem a simbologia igual à mínima. A diferença esta na quantidade de colchetes anexados às suas pernas.

A colcheia tem a metade do valor da mínima, valendo meio tempo, sua simbologia contém um colchete, por isso o nome colcheia. A pausa correspondente é a linha com um colchete à esquerda.

A semicolcheia tem a metade do valor da colcheia, valendo 0,25 tempos, sua simbologia contém dois colchetes. A pausa correspondente é a linha com dois colchetes à esquerda.

A fusa tem a metade do valor da semicolcheia, valendo 0,125 tempos, sua simbologia contém três colchetes. A pausa correspondente é a linha com três colchetes à esquerda.

A semifusa tem a metade do valor da fusa, valendo 0,0625 tempos, sua simbologia contém quatro colchetes. A pausa correspondente é a linha com quatro colchetes à esquerda.

  • Fazendo uma relação do valor das notas ficamos com o seguinte diagrama:
Note que precisamos de 32 fusas para completar o tempo de 1 semibreve. O mesmo raciocínio acontece com as outras notas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário